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Você sabe a importância que o Endomarketing tem para a sua empresa?

Você certamente já ouviu que um colaborador feliz é sinônimo de compromisso e produtividade.

Neste artigo você entenderá o porquê e como atingir esse resultado!

Primeiro, vamos entender o que é o Endomarketing.

Endomarketing, ou Marketing interno, é uma  estratégia de marketing institucional voltada para ações internas, e visa a manutenção de uma boa imagem da empresa entre os seus colaboradores, culminando em uma equipe motivada e reduzindo o turnover .

A estratégia ajuda a criar e desenvolver uma imagem de bom lugar para se trabalhar a e pode transformar a empresa no emprego dos sonhos para muita gente.

Esse é um esforço que deve ser feito em conjunto, entre o RH e o setor de marketing, onde o primeiro identifica e mapeia as necessidades dos colaboradores e o segundo participa da adequação ao trazer, de forma criativa, eficiente e planejada, a solução.

O endomarketing precisa motivar os colaboradores, fazendo com que eles realmente se sintam uma parte importante dentro da empresa.

Para atingir esse resultado devem ser feitas ações que estimulam a participação dos colaboradores, treinamentos para capacitar os funcionários e os tornarem cada vez mais hábeis e preparados para encarar as atividades do dia a dia, troca de experiências entre os colaboradores, valorização do desempenho individual e da equipe, mostrando a percepção positiva da empresa a respeito do bom trabalho desenvolvido pelo time.

Um outro aspecto também deve ser considerado, e ficou ainda mais em evidência com a mudança da metodologia de trabalho, que foi adotada por grande parte das empresas durante o lockdown: O Home-office. Essa  metodologia comprovou-se, não só eficiente, como também motivadora.

 Procurar entender também qual a forma de trabalho a sua equipe considera melhor é importante. A necessidade de um maior equilíbrio entre a vida pessoal e profissional ficou clara.

Investir em marketing interno é investir em colaboradores mais motivados, otimização da produtividade, construção de um ambiente de trabalho mais saudável e menor rotatividade de funcionários.

Algumas das estratégias que podem ser adotadas são simples e começam, principalmente, em prestar atenção nas necessidades que são expostas. Com isso podemos analisar e traçar um planejamento para optar pela melhor solução, que podem ser iniciativas de integração, pesquisas de satisfação, benefícios e reconhecimento para os colaboradores, plano de carreira, eventos e ações internas, entre outros.

É necessário entender que um colaborador satisfeito traz inúmeros benefícios para a empresa. Afinal, a motivação e produtividade são otimizadas e isso transforma os resultados no fim do mês, sempre em uma escala crescente de desempenho da equipe e dos negócios.

O primeiro passo para o sucesso, então, é mostrar para os colaboradores o quão preocupada a empresa é com o seu bem-estar e condições de trabalho, fazendo com que eles se envolvam com os processos e se sintam satisfeitos no dia a dia para juntos, trabalharem as melhorias.

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