Loading...

O que os super-heróis nos ensinam sobre Branding?

Temos um questionamento a fazer: o que as histórias em quadrinhos podem ensinar para o seu negócio? Engana-se quem pensa que não dá para tirar lições valorosas ou fazer comparações interessantes entre esses dois mundos. Pensando nas histórias de heróis, podemos listar alguns pontos bastante fortes.

Antes de tudo, todo herói tem seus valores e luta por uma causa, seja ela justiça, vingança ou qualquer outra força motivadora. Na sua empresa, quando inserimos a lógica de branding, também não temos valores? Não há sempre um norte? Um objetivo imutável? Pronto, temos a primeira comparação positiva.

Agora, imaginando os uniformes dos combatentes, os clássicos mesmo. Tem até alguns que já mudaram, mas costuma levar tempo para aceitação, não? O Superman, por exemplo, que tem um dos uniformes mais clássicos, já tentou ser redesenhado. Resultado: a galera não gostou. O público quer se sentir confortável com aquele design que já é reconhecido e lhes transfere credibilidade. Não coincidentemente, isso é justamente uma questão de rebranding.

Indo mais a fundo, podemos falar de logomarcas dos heróis (e de vilões também). Focando nos mocinhos, como eles deixam sua marca ao prender um bandido? Ou como chamá-los na hora do problema? Simples! Através da sua logo. O Gordon chamando o Batman com um holofote no céu, o Homem-Aranha (o clássico) deixando um bilhetinho de “amigo da vizinhança” para a polícia.

Finalmente, o ponto de vendas. Quando queremos escolher uma revista do nosso herói favorito não identificamos fácil pelo estilo da fonte do título? Aquele 3D old school da revista do Superman que nunca muda é um ótimo exemplo. E o que mais escolhemos ao bater o olho? Talvez um produto, de alguma empresa por aí. É o que chamamos de reconhecimento.

Será que esses quatro pontos já te convenceram da similaridade entre heróis e empresas, com a aplicação de conceitos empresariais nos dois mundos, e que podemos trazer mais dezenas de exemplo só em um artigo? Esperamos que sim.

Fique por dentro das nossas
notícias, artigos e novidades.

Tel.: +55 (21) 99840-0361 | enterdesign@enterdesign.com.br