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Você sabe o que é uma Plataforma de Branding? 

Você sabe o que é uma Plataforma de Branding? Primeiro, antes de darmos prosseguimento a esse conceito, precisamos considerar alguns pontos, para que você entenda melhor.  Vamos a eles: 
 
1.    Marca não é o seu logotipo ou o que o gestor da empresa acha que ela é. Marca é o que as pessoas (clientes e mercado) acham da empresa. 

 
2.    Branding é o trabalho de aproximar duas visões, na maioria das vezes, distintas: como nós gostaríamos que as pessoas (clientes, mercado) vissem a nossa empresa; e como as pessoas de fato veem a nossa empresa. 
 

 
O trabalho do Branding é influenciar a percepção das pessoas sobre uma marca, de uma forma estratégica e positiva. Tendo isso em mente, finalmente conseguimos compreender, que a Plataforma de Branding é justamente a ferramenta que define exatamente como nós queremos que a nossa empresa seja vista pelo mercado.  
 

A Plataforma é a principal ferramenta para direcionar o trabalho do Branding, com o objetivo de construir a sua marca como você gostaria, e quem a utiliza, sabe exatamente onde deve chegar, isso porque ela contém diretrizes (“regras”) para direcionar o seu negócio, garantindo alinhamento e consistência na construção da sua marca! As principais diretrizes são: Propósito, Arquétipo, Diretrizes da Marca, Diretrizes de Experiência e Diretrizes de Comunicação. Vamos falar delas detalhadamente abaixo: 

– Propósito: É o “porquê” sua empresa existe e faz o que faz. É a razão da existência do seu negócio e do seu trabalho. Empresas com propósitos claros se comunicam com muito mais facilidade, porque sabem exatamente o que querem e, por isso, tem muito mais chances de ter consumidores identificados com ela. O suprassumo do marketing: ter clientes fãs. Essa admiração tão forte, só é possível quando os consumidores percebem o propósito da empresa e de alguma forma se identificam e compactuam com ele. 

– Arquétipo: É um conceito criado pelo psicólogo Carl G. Jung, que diz que existem “histórias” que, de alguma forma se repetem e, estão presentes em toda a humanidade, desde os primórdios das civilizações, nos mais diferentes lugares. Seriam imagens ou histórias presentes no consciente coletivo, como ele diz.

Quando uma marca se apropria de uma dessas “histórias”, de forma bem-feita, ela aumenta muito as chances de se identificar com os seus consumidores, porque, como Jung explica, as pessoas já naturalmente conhecem essas histórias.

Exemplos de aplicações de arquétipos em marcas são: a Disney, que usa do arquétipo do Mágico, reforçando para o seu público o intuito da Disney de proporcionar experiências incríveis para os seus clientes (quase mágicas); a Nike que é a Heroína, te inspira e faz acreditar que você pode – “just do it”; e a Harley-Davidson, é a fora da lei (ou rebelde). Quando você pilota uma de suas motos, por um momento, você se sente um rebelde que sai da vida típica, quebra padrões, e vive nos seus termos.

– Diretrizes de Marca: Se a sua marca fosse uma pessoa, que características seriam mais marcantes nela? Ela seria uma pessoa mais séria ou divertida? Delicada ou prática? Tradicional ou inovadora? Nas diretrizes de marca nós definimos os atributos de marca, que são as características distintivas de uma marca que a tornam única e a diferenciam de outras no mercado. 

 
– Diretrizes de Experiência: Como a sua empresa faz o que faz? É cuidadosa ou prática? Foca em qualidade ou preço? O atendimento é self-service, robótico ou humanizado? As diretrizes de experiência são os direcionamentos de como a sua empresa deve proporcionar a experiência para o seu consumidor em todos os seus pontos de contato. Elas garantem uniformidade e constância na experiência do seu negócio.  

– Diretrizes de Comunicação: Quais são os diferenciais da sua empresa da forma absurdamente clara e objetiva? Em qual contexto ela está inserida? Para quais públicos diferentes ela quer falar? Como ela se comunica de forma funcional, falando de qualidades de produto; emocional, falando do papel na vida que ela tem dos seus clientes e, de visão do mundo, quando fala do impacto que ela busca trazer no mundo e como os seus clientes podem fazer parte dele? As diretrizes de comunicação servem para direcionar e potencializar a comunicação da sua empresa. Num mundo onde somos impactados por milhares de anúncios de empresas todos os dias, quem sabe exatamente o que falar, se destaca com as suas diretrizes de comunicação. 

 
Com essas diretrizes em mãos e uma equipe treinada, todos estarão trabalhando numa mesma direção – alinhados – para a construção de uma marca ou reputação que esteja de acordo com os seus objetivos de negócio.  

Gostaria de ter essa plataforma para sua marca? Nós podemos ajudar!  

Fale conosco e comece a revelar o seu propósito para o mundo! 

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