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Como fazer o seu negócio ser admirado e respeitado pelo mercado

Todo mundo já entendeu que os negócios, hoje, devem fazer mais do somente tentar vender se quiserem prosperar.

A onda agora é que – aparentemente – negócios que tem “propósito”, tem mais exposição, são mais desejados pelos consumidores, pela mídia, pela geração Z, etc, e no fim das contas, tem CACs menores e vendem mais! (R$)

Então, todo mundo agora quer ter um propósito bonito! Que coisa linda! S2

É uma chuva de textos bonitos para as empresas mais quadradas possíveis, do que podemos imaginar. “Se ajuda a vender mais ou as pessoas que conheço estão fazendo, vamos fazer, ué!”

PARE! POR FAVOR, PARE!

Antes de qualquer coisa, principalmente aqui no Brasil, antes de querer imitar os gringos e fazer negócios com “propósito”, começando pelo porquê (alá Simon Sinkek), como a Apple para “mudar o status quo”, o seu negócio primeiro DEVE:

  1. Proporcionar trabalhos decentes;
  2. Vender bons produtos.

Sobre os trabalhos, seus colaboradores são quem primeiro devem comprar o seu barulho. Não adianta querer vender que a sua empresa se preocupa em trazer igualdade para o mundo se ela fatura 1000X e você paga 0,005X para os seus funcionários. Vamos pagar decentemente! ACREDITE: Se os seus funcionários não compram o seu barulho, o mercado não vai. #verdadesduras

Sobre bons produtos, marca ou propósito: nenhum vai salvar um produto ruim. Tudo o que você disser sobre o seu propósito no mundo não vai ter credibilidade alguma, se a forma que você usa para materializar esse propósito – seus produtos – forem ruins. Começa errado, não tem como terminar certo. Você perde a sua credibilidade e ponto. Não é vender por vender (na era dos Infoprodutos estamos muito assim). É vender uma coisa que você realmente acredita que vai servir o seu consumidor e que você considera BOA.

Esse aí é o B-A-BA. Se você não faz isso ainda, nem siga lendo! Trabalhe para garantir essas casinhas primeiro e, com elas bem-feitas, você já terá passado da metade do caminho! No Brasil, talvez, você esteja no top 20%!

DEPOIS, vamos ao propósito.

A sua organização pode e deve colaborar para o mundo. Afinal de contas, ela está aqui usando os recursos do mundo, não é mesmo? Isso é o propósito: O porquê do seu negócio estar aqui. Por que ele é relevante para o mundo?

ATENÇÃO: está tudo bem você ser relevante para o mundo fazendo com que a sua comunidade ou o seu bairro melhore, proporcionando empregos e uma cadeia justos, por exemplo. Não é todo negócio que precisa ter um propósito de trazer felicidade para o mundo ou acabar com a fome na Ásia, se de fato isso não acontece ou vai acontecer! O importante aqui é ser verdadeiro. As pessoas vão se conectar com o verdadeiro!

Propósito bom de verdade é propósito verdadeiro. (estou repetindo mesmo para ver se pega)! 😉

E propósito de verdade se faz assim:

Seu negócio pode e deve buscar colaborar para grandes problemas sociais e/ou ambientais. Sabe por quê? Porque ele tem poderes!

E aprendemos com o Tio Ben que “grandes poderes, trazem grandes responsabilidades.”

E isso não é só doando dinheiro – que já está ótimo também! – mas PRINCIPALMENTE, usando da sua força como negócio, dos seus recursos, da sua cadeia, poder de influência para causar transformação e chamar a atenção para esses pontos relevantes que ele escolher defender. Você pode escolher qualquer um, mas é mais fácil trabalhar com os que por natureza já estão próximos do seu negócio. Exemplos: Moda – Condições de trabalho para as costureiras e cadeira, Produtos – impacto ambiental, etc.

O propósito do propósito não é te fazer aparecer.

O propósito do propósito é te fazer se conectar com as pessoas que compactuam com você e seu propósito.


Quando seu propósito é verdadeiro e a conexão acontece, essas pessoas naturalmente não são mais apenas suas consumidoras, elas viram suas defensoras não porque você é bonito, mas porque você levanta a bandeira de algo que elas acreditam.

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