Loading...

Fazer post é fácil (#sqn)

Poucos sabem o trabalho que se exige para produzir um post. Tem muitas etapas que não são percebidos vendo o resultado final. 

Posts, e em especial posts corporativos, devem ser elaborados para reforçar a estratégia de negócio e diferenciar uma marca de sua concorrência. Fazer uma marca ser única aos olhos dos seus clientes.

O passo inicial que utilizamos é definir os objetivos. Saber o que se pretende de resultado é fundamental para saber onde e como vamos chegar lá.

Com os objetivos definidos, será realizado um brainstorm para definir diversas especificações que compõe o plano estratégico de comunicação tais como o público que queremos atingir, os canais que atuaremos, a frequência de publicações, o processo de trabalho (considerando a realidade de cada cliente), o leque de assuntos e conteúdos que podem ser abordados e as métricas (KPIs) que serão avaliadas.   O padrão visual será definido com base na identidade visual definida visando gerar consistência com os outros canais e unidade na percepção da Marca

O plano estratégico será o norte. Com base nos resultados das ações iniciais, serão alinhadas idéias, variações e novos conteúdos a serem desenvolvidos dentro de um planejamento equilibrado e que mostre a dimensão da marca. 

Com os conteúdos aprovados, são feito o Copywriting (escrita que leva a uma ação específica, tanto para a imagem como do texto que vai na legenda) e, depois, com o design e diagramação (que pode ser com uma imagem simples, uma imagem carrossel ou até mesmo um vídeo). 

Com o post finalizado, é feito a validação conceitual com o gestor da marca (revisão e aprovação interna) e com o cliente (aprovação externa), visando a aprovação da publicação.  Esta etapa pode ainda gerar ajustes e refinamentos. Validado, o post é agendado para publicação.

Há ainda as situações com urgência onde, neste caso, a equipe de trabalho se reúne para ouvir a demanda, alinhar idéias e, na sequência, trabalhar em paralelo para fazer o post, na maioria dos casos, até no mesmo dia da sua solicitação.  Timing é algo fundamental ao se tratar de comunicação e gestão da Marca, ainda nas redes sociais.

Sim é um trabalho árduo que não aparece para quem só vê o post final. Mas nós amamos e estamos aqui para ajudar a sua marca a atuar estrategicamente nas mídias sociais visando contribuir na conquista de objetivos e em otimizar a comunicação com o seu público.

Quer saber mais, entre em contato conosco.

Fique por dentro das nossas
notícias, artigos e novidades.

Av. Embaixador Abelardo Bueno, n°1 , Grupo 102 - Barrra da Tijuca - Rio de Janeiro
Tel.: (21) 24917398 | enterdesign@enterdesign.com.br