Poucos sabem o trabalho que se exige para produzir um post. Tem muitas etapas que não são percebidos vendo o resultado final.
Posts, e em especial posts corporativos, devem ser elaborados para reforçar a estratégia de negócio e diferenciar uma marca de sua concorrência. Fazer uma marca ser única aos olhos dos seus clientes.
O passo inicial que utilizamos é definir os objetivos. Saber o que se pretende de resultado é fundamental para saber onde e como vamos chegar lá.
Com os objetivos definidos, será realizado um brainstorm para definir diversas especificações que compõe o plano estratégico de comunicação tais como o público que queremos atingir, os canais que atuaremos, a frequência de publicações, o processo de trabalho (considerando a realidade de cada cliente), o leque de assuntos e conteúdos que podem ser abordados e as métricas (KPIs) que serão avaliadas. O padrão visual será definido com base na identidade visual definida visando gerar consistência com os outros canais e unidade na percepção da Marca
O plano estratégico será o norte. Com base nos resultados das ações iniciais, serão alinhadas idéias, variações e novos conteúdos a serem desenvolvidos dentro de um planejamento equilibrado e que mostre a dimensão da marca.
Com os conteúdos aprovados, são feito o Copywriting (escrita que leva a uma ação específica, tanto para a imagem como do texto que vai na legenda) e, depois, com o design e diagramação (que pode ser com uma imagem simples, uma imagem carrossel ou até mesmo um vídeo).
Com o post finalizado, é feito a validação conceitual com o gestor da marca (revisão e aprovação interna) e com o cliente (aprovação externa), visando a aprovação da publicação. Esta etapa pode ainda gerar ajustes e refinamentos. Validado, o post é agendado para publicação.
Há ainda as situações com urgência onde, neste caso, a equipe de trabalho se reúne para ouvir a demanda, alinhar idéias e, na sequência, trabalhar em paralelo para fazer o post, na maioria dos casos, até no mesmo dia da sua solicitação. Timing é algo fundamental ao se tratar de comunicação e gestão da Marca, ainda nas redes sociais.
Sim é um trabalho árduo que não aparece para quem só vê o post final. Mas nós amamos e estamos aqui para ajudar a sua marca a atuar estrategicamente nas mídias sociais visando contribuir na conquista de objetivos e em otimizar a comunicação com o seu público.
Quer saber mais, entre em contato conosco.