É comum que empresas de médio e até pequeno porte, tomam a decisão de trocar a agência por um par de profissionais. Um para fazer texto e outro para fazer arte. Ou, um para fazer o impresso e outro para o digital. Ou, uma para criar e outro para desenvolver. Ou um para performance outro para midia. É muito comum.
E muitos destes profissionais saem de agências onde aprendem um pouco de tudo e com este amplo pequeno conhecimento de tudo, assume o trabalho de comunicação da Marca.
Mas a decisão desta solução é do cliente, o profissional só está atendendo uma oportunidade do mercado. Verdade é que muitas vezes o cliente toma esta decisão por não ver retorno sobre o seu investimento.
O cliente precisa de resultados.
Se o cliente percebe que o trabalho que precisa não está sendo feito pelo fornecedor que está contratando. Que este fornecedor não está pensando no que for melhor para o cliente, nos resultados, nos ROIs, na integração da sua comunicação e na gestão da sua Marca. Quando o cliente passa a ter esta percepção e parte dela a iniciativa de fazer as atividades que se espera da agência contratada, a agência passa a se tornar menos relevante. Acaba se tornando um custo. E o cliente passa a entender que este investimento não vale a pena.
De agências, se espera a proatividade em prol de gerar o resultado necessário pelo cliente que o contrata. Fato é que normalmente as agências trabalham de forma reativa imposto pelas demandas e execução das soluções criadas pelo cliente no seu desespero por resultados.
Fato é também que as agências, em especial as de full service como a EnterDesign, são compostos por perfis multi disciplinar com diferentes bagagens e formações tem muito mais potencial para ajudar o cliente que um par de profissionais.
Para que a agência possa realmente agregar valor, é preciso iniciativa, empatia, pertencimento e dedicação.
As agências precisam se provar diariamente.