Loading...

Quanto custa uma logo? E uma Marca, quanto custa?

Nem todos sabem mas há uma grande diferença entre a logo e a marca.  A logo é o simbolozinho gráfico que representa tudo que uma marca é seja de um negócio, produto, serviço ou entidade. 

A Nike é hoje uma das marcas mais valiosas do mundo e então você pensa “nossa, quem criou esse logo deve estar milionário, certo?”

Errado! Pode parecer piada, mas a verdade é que o logo da Nike custou nada mais que 35 dólares.

Talvez você já conheça essa história, onde a estudante de design Carolyn Davidson recebeu apenas 2 dólares por hora de trabalho para desenvolver o Nike Swoosh, mas onde queremos chegar é: uma logo não é uma marca.

O logo é importante, tem que ter impacto e vir carregado de representações, mas o que importa mesmo é o valor que marca conquista e isso requer muito trabalho de branding, de construção de mercado e principalmente foco na experiência do consumidor.  O valor da marca é construindo pelas experiências que são realizadas pelo seu público, independente do desenho que escolheu para representá-la.  A experiência sendo positiva, a marca ganha valor, carinho e preferência do público.  Sendo negativa, acontece o contrário.

Muito mais que uma logo, a Nike soube criar uma marca de valor.  Tanto que, anos depois, resolveu presentear Carolyn com 500 ações da Nike e um anel de ouro e diamantes no formato da logo criado por ela. Nada mal, não é mesmo?

Trabalhe bem a sua logo, mas foque seus esforços na construção da sua marca!

Fique por dentro das nossas
notícias, artigos e novidades.

Av. Embaixador Abelardo Bueno, n°1 , Grupo 102 - Barrra da Tijuca - Rio de Janeiro
Tel.: (21) 24917398 | enterdesign@enterdesign.com.br