portfólio



Briefing

Um escritório de advocacia liderado por grandes nomes do meio jurídico nacional – mas sofrendo de um problema clássico: a Marca não fazia jus à qualidade do serviço prestado e ao nível de especialização da equipe. Era preciso, portanto, começar quase da estaca zero. Uma nova Marca que, ainda que dialogasse com a antiga, fosse inteiramente reformulada e, a partir dela, todo o material visual pertinente, da base da identidade visual ao site. Um projeto completo de comunicação integrada para a sociedade de advogados Tórtima, Tavares e Borges.

Solução

O primeiro passo foi a definição da Marca, levando sempre em conta duas questões fundamentais: além de ser preciso traduzir a seriedade e solidez do trabalho conduzido pela equipe, há o fato de que, pela regulamentação nacional, todo escritório de advocacia deve ser apresentado pelo nome de um ou mais sócios. No caso específico do Tórtima, Tavares e Borges, havia a necessidade de desenvolver a Marca com diferentes assinaturas: desde apenas um selo, até uma versão com o nome completo de cada um dos sócios.

 

Para construir essa Marca, com tamanha complexidade de assinaturas, definimos um eixo principal, através da sigla tornada selo, e a partir daí mantivemos o foco na aplicabilidade. O TTB, cuidadosamente trabalhado para manter um equilíbrio geral entre as letras, malgrado o fato de que, por natureza, o B tem um peso visual maior, tornou-se também nossa referência ao elemento mais básico do imaginário jurídico. Uma menção à balança da justiça, discreta o bastante para evitar o óbvio e, ainda assim, cumprindo seu papel. Os outros elementos – nomes, a chamada “advogados associados” – se encaixam como peças modulares, permitindo variadas composições. As cores, herdadas da marca antiga, ainda que em tons mais balanceados, também participam desse jogo de equilíbrio: o azul, mais forte, coordena os elementos menores, enquanto o TTB vem em um tom de cinza mais claro, cedendo ao azul apenas ao ser apresentado sozinho.

 

O passo seguinte foi a elaboração da identidade visual, com seus desdobramentos para o folder e o site. Toda a base da construção da identidade acabou por derivar do encaixe entre o T central e as outras letras; o vazio, formando um elo, tornou-se o elemento gráfico que alinha todas as peças. O estilo em blocos se mantém, em construções limpas e diretas. A geometria simples adotada para a identidade visual reflete a solidez do escritório, bem como a seriedade de sua área de atuação, e está presente em todo o site, reforçando a clareza da navegação.

O folder, por sua vez, agrega um novo fator: apenas para os títulos de seções, uma fonte de desenho mais suave, repleta de curvas. O contraste necessário para dar às chamadas o devido destaque, em meio às linhas retas que compõem o material como um todo.

Em paralelo à definição do visual, trabalhamos também o conteúdo – e era fundamental que, mesmo em duas naturezas totalmente distintas, o campo imagético e os textos dialogassem, traduzindo a essência do escritório. Aliando uma entrevista com os sócios a tudo que conhecemos a respeito do Tórtima, Tavares e Borges ao longo do processo inicial de criação, elaboramos um conteúdo que prima por uma comunicação direta e pragmática, valorizando a ação.

O resultado final? Um escritório com uma identidade forte, capaz de expressar a que veio desde o primeiro olhar, seja qual for a peça. Isso é comunicação integrada.

Tórtima Tavares Borges Advogados Associados – Comunicação Integrada

www.ttb.adv.br


Projetos Semelhantes

  • destaque-bruno-calfat-marca
  • destaque-palma-guedes
  • destaque-sibe
portfolio

EnterDesign @ 2013 - Todos os Direitos Reservados - (5521) 2491-7398