portfólio



Briefing

Um livro sobre um detalhe fundamental para quem trabalha em contato direto com outras pessoas: cortesia. Elaborado como um material para ensinar essencialmente sobre o trato dos frentistas e gerentes de pista, em especial, não apenas com a clientela do posto, como também com seus companheiros de trabalho. Exemplos de comportamento e procedimentos, conceitos como feedback e comunicação precisa; um conteúdo amplo que, para não correr o risco de se tornar maçante, precisava de algo a mais. 

Assim, este trabalho se mostrou um desafio e tanto desde o primeiro momento.  Após a experiência trazida pelos dois livros previamente desenvolvidos para a BR – Força e Energia e DNA BR Mania –, o projeto ganhou contornos de novidade: em uma troca com a equipe da BR, veio a inusitada sugestão de trabalharmos com ilustrações em estilo de tirinhas de quadrinhos, para reforçar os conceitos apresentados.


Solução

Nossa equipe decidiu abraçar esse desafio com tudo. A lógica das ilustrações para exemplificar de forma direta comportamentos ideais e repreensíveis era inegável. Com as indicações feitas pela própria equipe BR, com ideias de onde e como as tirinhas poderiam aparecer, trabalhamos então para simplificar ainda mais os roteiros propostos, de forma a tornar a absorção da ideia tão imediata quanto possível. Estudamos estilos de traço que tivessem o apelo do cartoon, mas ainda preservando essa simplicidade – e que, claro, nos permitisse também uma produção ágil, visto que o projeto tinha sua urgência. 

Adotamos um traço a lápis, com quê de sketch, para o qual desenvolvemos um estilo de pintura e texturização com algo de rústico. Ainda que produzidas em mídia digital, as cores emulam pastéis feitos à mão, desrespeitando as linhas aqui e ali, justamente para preservar a leveza e o ar de rascunho.

Em paralelo, veio o desenvolvimento do layout da cartilha. Tendo em vista que, além das ilustrações, também precisaríamos trabalhar com fotos, diagramas e o texto em si, era preciso encontrar uma saída para aliar tantos elementos diferentes de maneira orgânica. Para tanto, buscamos referências diretas à estética dos quadrinhos, trabalhada especialmente na escolha das fontes e no uso de balões de fala para títulos e destaques. Ao contrário dos outros livros desenvolvidos, porém, nos quais a composição visual era muitas vezes o elemento mais vivo nas páginas, dessa vez adotamos um estilo quase minimalista, para servir justamente de apoio aos outros elementos gráficos.

Em Que Posso Ajudar?


Projetos Semelhantes

  • destaque-forca-energia-petrobras
  • destaques-dna-br-mania
  • relatorio-prosperare-destaque

EnterDesign @ 2013 - Todos os Direitos Reservados - (5521) 2491-7398