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Briefing

O trabalho desenvolvido pelos motoristas é peça-chave para a Betunel. Mas a própria natureza do serviço, constantemente na estrada, acaba criando um afastamento entre os caminhoneiros e o restante da equipe. Para promover a integração e incentivar as melhores práticas de trabalho entre esse grupo, era preciso desenvolver uma ação pensada exclusivamente para eles: um projeto que, além de oferecer vantagens, reforçasse junto a toda a empresa a importância destes profissionais do Grupo Betunel.

A nova campanha tomaria como base uma outra, desenvolvida alguns anos antes. Mas, elaborada em conjunto com nossa equipe, foi muito além.

 

A Solução

A premissa inicial surgiu em uma reunião: uma campanha em escala nacional, com sistema de premiação mediante acúmulo de pontos, voltada para todos os caminhoneiros a serviço da Betunel. Enquanto o time da casa ficou responsável pela elaboração das regras para o escopo do programa, a nós coube dar início à forma. A começar pelo nome e Marca da campanha. Em nosso processo de naming, buscamos termos que já delineassem os fatores determinantes do projeto: tanto o incentivo a melhores atitudes na estrada, quanto a premiação em si. Chegamos ao título “Direção Premiada”, que traz uma leitura imediata para os motoristas. Na Marca, o registro do volante, fazendo referência intencional ao modelo dos caminhões utilizados pela Betunel. Afinal, era fundamental que os participantes se sentissem parte do projeto.

O passo seguinte foi a diagramação da cartilha que seria distribuída entre os participantes, elencando as regras do programa em detalhes, bem como as possibilidades de pontuação. Com um extenso conjunto de atitudes, tanto positivas quanto negativas, era preciso chegar a uma solução para melhorar tanto a leitura quanto a assimilação dos detalhes. E que forma melhor do que a associação a cores? Atitudes positivas marcadas em verde, com um emoticon sorridente, enquanto as negativas viriam marcadas em vermelho, com um emoticon tristonho. Uma linguagem clara, atual, e ainda com um toque lúdico, trazendo certo clima de jogo para a campanha.

O tempo todo, também levamos em conta a portabilidade do material. Motoristas, afinal, passam a maior parte do tempo na estrada, e não lhes sobra tempo ou espaço para carregar uma verdadeira apostila. Nossa aposta, então, foi em um formato fácil de acomodar até mesmo no bolso. E para manter a memória sempre viva, adesivos e cordões para credencial seguindo a identidade do programa. Porque medidas de segurança não podem ser deixadas de lado em momento algum.

Direção Premiada – Comunicação Integrada


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