portfólio



Briefing

Uma mudança de rumo. Especializada em bijuterias, apliques e perucas, a Cheveux & Bijou queria dar um novo rumo aos negócios, investindo mais no segmento de perucas, mega hair, tic tacs e outros produtos relacionados a esse mercado. Para isso, contudo, era preciso uma guinada completa, a começar por um novo nome e uma nova Marca. Mas esses seriam apenas os primeiros resultados visíveis de um trabalho muito mais profundo de reposicionamento estratégico.

Solução

Para a reformulação da Marca e definição do novo nome, precisávamos primeiro definir a estratégia de atuação; não se limitava a vender mais perucas, e sim definir para quem vendê-las, e como alcançar esse público. Acima de tudo, encontrar um nicho de atuação adequado, definir o que torna o negócio especial – e, mais do que nunca, romper de vez o vínculo com bijuterias, deixando de lado um nome de difícil compreensão.

No fim das contas, o grande diferencial na Marca se mostrou justamente quem estava por trás dela: Claudia Porto, cabeleireira com anos de experiência na condução de um salão de beleza, é muito mais que gestora; ela conhece cada detalhe dos produtos e serviços que oferece, da fabricação à manutenção. Sua capacidade de oferecer um atendimento altamente personalizado levou à decisão de adotar seu nome para a Marca. A assinatura de uma profissional especializada.

Não bastava, porém, apenas o nome: era preciso uma base que deixasse clara a área de atuação da loja, e esse foi um novo desafio. Afinal de contas, “perucaria” tem uma sonoridade estranha e ultrapassada, e tudo que almejávamos era justamente evitar o tom desgastado, até mesmo demodê que domina o mercado. A solução veio na forma de “Hair Shop” – um termo leve e que, mesmo sendo em inglês, é amplamente compreendido por aqui, inclusive entre quem não fala o idioma.

A Marca em si também foi fundamental nesse delicado processo de construção de identidade. Para encontrar o nicho de mercado e firmar a loja como uma referência mais moderna e elegante nesse mercado saturado de interpretações que oscilam entre o antiquado e o amador. A combinação de tipografia robusta e grafismo elaborado faz da nova Marca uma peça delicada, mas ao mesmo tempo arrojada – com o extra de, ao olhar mais atento, desenhar as iniciais CP nas curvas de um rosto com um penteado elaborado.

Esse trabalho inicial – apenas a primeira parte de tudo que ainda será desenvolvido para a loja – já mostra de forma precisa o caminho a ser trilhado daqui em diante. Um negócio com o nível preciso de sofisticação, modernidade e pessoalidade. Exatamente na medida de seu público.

Claudia Porto Hair Shop – Comunicação Integrada

www.claudiaportohairshop.com.br


Projetos Semelhantes

  • destaque-palma-guedes
  • destaque-portfolio-emerge
portfolio

EnterDesign @ 2013 - Todos os Direitos Reservados - (5521) 2491-7398