portfólio



Briefing

Sobriedade foi, desde o princípio, a palavra-chave. A equipe do escritório Bruno Calfat tinha uma ideia muito clara do que sua identidade deveria transmitir, e mesmo de como ela deveria ser. Simplicidade, sem elementos gráficos, sem cores – apenas tons de cinza. Um trabalho que marcasse justamente pelo padrão gráfico absolutamente objetivo, desde a Marca em si até os desdobramentos em papelaria. E um adendo a mais: como o escritório já vinha trabalhando com a fonte Palatino Linotype, era preciso encontrar outras fontes capazes de dialogar com ela.

Nosso desafio? Criar opções dentro desses limites que fossem suficientemente diferentes entre si, cada uma munida da força e da personalidade exigidas por um grande escritório.

Solução

Para apresentar uma Marca com a imponência e a seriedade demandadas pelo espírito do escritório, tivemos que seguir parâmetros muito bem definidos. A começar pelo estabelecimento do uso de fontes serifadas, em caixa alta ou versalete, como algo fundamental – mas jamais de forma automática. Foi necessário trabalhar as fontes, ajustando manualmente as proporções. Era preciso, afinal, fazer da Marca algo único, que não pudesse ser replicado, por mais simples que pareça. Também foram testadas alterações mais claras nas letras, modificando o formato, mas a decisão final foi pelo trabalho mais direto.

Segundo o ditado, o diabo mora nos detalhes, mas pode-se dizer que a perfeição também. Foi sempre nesse espaço limítrofe que trabalhamos na criação do material da Bruno Calfat Advogados: se a Marca deveria ser exclusivamente tipográfica, conferimos algo de único a ela através de pequenos ajustes na fonte; e enquanto a identidade visual deveria ser estabelecida em tons de cinza, nós temperamos com um mínimo de azul, para agregar elegância.

Essa mesma atenção se estendeu à papelaria corporativa completa: cartão de visita, três modelos de envelopes, papel timbrado, e pasta. Na impressão, a personalização ficou por conta da escolha de papéis especiais, que reforçassem de maneira sutil a identidade do escritório. Os cartões foram feitos em splendorgel, que tem uma textura leve; para os envelopes, papel alta alvura, que é mais encorpado que o offset clássico; e para as pastas, por fim, cartão duo design. Porque simplicidade, quando bem trabalhada, pode sim ser sinônimo de sofisticação.

Bruno Calfat Advogados – Comunicação Integrada


Projetos Semelhantes

  • fabrik-ind-manequins-destaque
  • leana-braga-destaque

EnterDesign @ 2013 - Todos os Direitos Reservados - (5521) 2491-7398