notícias

Era uma vez um tempo sem internet, em que empresas dependiam de ferramentas que, nos dias de hoje, soam absolutamente arcaicas – como, por exemplo, a mala direta. Cartas eram lugar-comum e, portanto, nada mais lógico que enviá-las também a seus clientes.

O advento da web, porém, mudou radicalmente a maneira de se fazer comunicação, seja entre pessoas quanto entre Marcas e seu público-alvo. Se o email era mais prático e ágil, as ferramentas de email marketing se mostraram fundamentais para cortar custos drasticamente, alcançando ainda mais pessoas. Parecia, à época, a solução perfeita.

Exceto que hoje sabemos que não é bem assim.

Em dias de comunicação cada vez mais apressada, uma carta é quase uma prova de amor. Em uma conversa entre a equipe, logo recordamos uns tantos casos. Um de nós, por exemplo, vai levar para sempre a lembrança dos cartões postais que recebeu de amigos que viajavam por Los Angeles, ficando dias e dias sem contato. Para outra, receber uma carta de uma amiga próxima em um momento difícil teve mais peso que um sem-número de recados via Facebook.

Como uma empresa de comunicação integrada, nosso objetivo é sempre tornar cada projeto único e especial de alguma maneira. Seja na criação de uma Marca, um website, ou plano de marketing nas mídias sociais, não basta ser legal, tem que fazer a diferença, inspirar as pessoas, assim como fomos tocados pelas cartas de nossos amigos. A infra-estrutura tecnológica e as dezenas de ferramentas de comunicação facilitaram e abriram inúmeras possibilidades para as marcas se comunicarem e interagirem com o seu mercado. Mas a pergunta valendo um milhão é: quais ferramentas são mais efetivas para minha marca interagir com meu público?

Seja empunhando uma caneta, seja através de um email personalizado, a palavra-chave é sensibilidade. Vantagens e desvantagens, toda ferramenta tem. A questão é saber identificar a melhor forma de tocar o seu cliente de forma pessoal. Se o meio mais adequado é um SMS ou um postal, isso só uma análise cuidadosa do seu público e dos seus objetivos vai dizer.

Fonte: Equipe EnterDesign / Publicado em: 09.10.2014 - 13h43 / Artigos da EnterDesign




0 comentários em “Mala Direta versus Email Marketing: existe uma solução ideal?

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnterDesign @ 2013 - Todos os Direitos Reservados - (5521) 2491-7398