notícias

Ibis redibis non morieris in bello. Quem nunca ouviu a história do oráculo e a previsão dúbia que ofereceu ao general que marchava para a guerra? Não são poucos os professores que, ao ensinar a importância de uma pontuação correta e da boa revisão, apresentam a versão traduzida da frase latina “irás voltarás não morrerás na guerra”, cuja interpretação muda completamente dependendo da forma como for pontuada: do êxito de “irás, voltarás, não morrerás na guerra” à tragédia anunciada de “irás. Voltarás? Não, morrerás na guerra”.

A verdadeira tragédia, porém, é a frequência com a qual parecemos nos esquecer de que um pequeno detalhe pode alterar drasticamente o sentido de uma frase. Ou pior: de uma oferta.

O mês de janeiro de 2015 chegou ao fim com um erro de português virando caso de polícia. A promoção consistia em dar ao cliente o direito de adquirir um chip da operadora Vivo por apenas um real, mediante a compra de um aparelho. Mas o texto “oferta imperdível: chip Vivo R$1,00 com aparelho” carrega um sentido absolutamente diferente.

Como de costume, existem sempre os dois lados da moeda. A propaganda redigida de forma intencionalmente enganosa, com o intuito de enredar o cliente em uma oferta muito menos vantajosa do que parecia a princípio, é certamente o pior deles. Mas também existem muitas situações em que um engano legítimo abre precedente para uma queixa junto ao PROCON. Afinal, o cliente pode, mediante apresentação da propaganda errônea – seja proposital ou não – abrir queixa e exigir os direitos que lhe são assegurados pelo Código de Defesa do Consumidor.

É nesse ponto que se vê que uma boa redação não é apenas um recurso a mais para vendas, ou mesmo para dar mais credibilidade à sua Marca. Estar associado a um texto claro e isento de erros é absolutamente vital – a diferença entre voltar vivo da guerra ou morrer em batalha.

Fonte: Liliane Reis - EnterDesign / Publicado em: 04.02.2015 - 13h50 / Artigos da EnterDesign




0 comentários em “Coesão e revisão: como passar a mensagem correta

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnterDesign @ 2013 - Todos os Direitos Reservados - (5521) 2491-7398