notícias

img-artigo-comunicacao-pessoal-site

Comunicação ágil. O mundo inteiro ao seu alcance em um clique e, melhor ainda: com a ferramenta adequada, sua comunicação pode parecer – e até certo ponto, é – personalizada. Um pequeno toque pessoal para afagar o ego do seu cliente. Mas quanto mais tentamos nos aproximar da vida do nosso público, mais delicado o terreno se torna. Onde fica a fronteira, afinal, entre o pessoal e o invasivo? Entre a gentileza e a gafe?

Quanto maior sua audiência, mais difícil é efetivamente conhecer cada caso. No fim das contas, mesmo para um gigante como o Facebook, que talvez seja capaz de determinar até mesmo as suas preferências para o café da manhã, o controle pode escapar. No fim de 2014, foi notório o caso do americano que foi brindado com uma foto de sua filha, cercada por motivos festivos, com a frase “este foi o seu ano”. O gracejo da retrospectiva, usando a foto mais curtida do perfil de Jonathan Gheller, teria sido inofensivo, não fosse por um detalhe: a menina havia falecido naquele ano.

Golpes similares são desferidos ao longo de todo o ano, em datas comemorativas. Se as intensas promoções que nos conclamam a comprar presentes para entes queridos já fazem lembrar celebrações que, para alguns, deveriam passar em branco, que dizer de emails marketing e iniciativas similares? Com a proximidade do segundo domingo de maio, por exemplo, quantos não são aqueles que ainda amargam o luto e ainda assim encontram suas caixas de entrada abarrotadas de mensagens sobre como SUA MÃE VAI ADORAR ou O PRESENTE PERFEITO PARA SUA MÃE? Muitas delas, inclusive, nominais – o que só aumenta a triste ironia da oferta.

Claro que não se deve parar de celebrar, pelo contrário. Mesmo as perdas fazem dessas datas um tempo de trazer à tona boas lembranças, uma vez que as feridas estejam fechadas. Mas talvez ainda seja preciso aprendermos a dosar nossas palavras. Fazer uma comunicação mais pessoal de verdade, com a sensibilidade para além das vendas.

Fonte: Liliane Reis - EnterDesign / Publicado em: 30.04.2015 - 16h11 / Artigos da EnterDesign




0 comentários em “Até que ponto sua comunicação é pessoal?

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnterDesign @ 2013 - Todos os Direitos Reservados - (5521) 2491-7398